Metrologia – Curiosidades


Metrologia - Curiosidades

Metrologia

A metrologia é a ciência das medições e suas aplicações na sociedade e na indústria mecânica. Por se tratar de uma ciência tão abrangente e necessária em tantas atividades humanas, a metrologia engloba todos os aspectos teóricos e práticos de todas as medições que são realizadas nas mais diversas ciências e tecnologias.

Além da aplicação trivial da metrologia no estudo e padronização dos pesos e medidas e na implementação de sistemas de unidades (como é o caso do SI), a metrologia também encontra larga aplicação prática nos mais diversos processos de produção, situação em que visa garantir a qualidade de produtos e serviços por intermédio de ensaios destrutivos e não destrutivos  e da calibração de grandezas físicas com o uso de instrumentos de medição, além da própria calibração desses instrumentos, sejam eles analógicos ou digitais. Outra atividade que comumente se utiliza da metrologia é a Física.

 

Qual o Motivo da sua Implantação

A ISO série 9000 define explicitamente a relação entre garantia da qualidade e metrologia, estabelecendo diretrizes para se manter um controle sobre os instrumentos de medição da empresa, tornando assim necessária, a implantação de um processo metrológico na empresa que busca ou possui uma certificação. O fator “globalização dos mercados” também põe em prática um de seus principais objetivos, que é traduzir a confiabilidade nos sistemas de medição e garantir que especificações técnicas, regulamentos e normas existentes, proporcionem as mesmas condições de perfeita aceitabilidade na montagem e encaixe de partes de produtos finais, independente de onde sejam produzidas. Um outro objetivo, não menos importante, está na melhoria do nível de vida das populações por meio do consumo de produtos com qualidade, da preservação da segurança e da saúde e do meio ambiente.

 

Quais as áreas da Metrologia

Basicamente, a metrologia está dividida em três grandes áreas:

1.     A Metrologia Científica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.

2.     A Metrologia Industrial, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.

3.     A Metrologia Legal, que controla e fiscaliza todos aqueles instrumentos e medidas que estão relacionadas com o consumidor.

 

Qual o papel da metrologia na organização?

A Metrologia garante a qualidade do produto final favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. Reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade. E ainda reduz a possibilidade de rejeição do produto, resguardando os princípios éticos e morais da empresa no atendimento das necessidades da sociedade em que está inserida, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.

 

Calibração

Calibração é a comparação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os indicados por um padrão (equipamento de classe superior).

A calibração dos equipamentos de medição é função importante para a qualidade no processo produtivo deve ser uma atividade normal de produção que proporciona uma série de vantagens, tais como:

·        Garante a rastreabilidade das medições.

·        Permite a confiança nos resultados medidos.

·        Reduz a variação das especificações técnicas dos produtos.

·        Previne defeitos.

·        Compatibiliza as medições.

 

Por que ensaiar?

Através dos ensaios é possível verificar se os produtos ou processos de fabricação que estão situados nas especificações técnicas para, em casos de falhas, as empresas procederem às correções que irão beneficiá-las, pelo aumento da competitividade, e aos consumidores, pelo acesso a produtos ou serviços que atendem a padrões mínimos de qualidade.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Metrologia


< voltar para notícias