Elaboração de critérios de aceitação


Os critérios de aceitação ou rejeição para os instrumentos de medição devem ser estabelecidos de forma a permitir a análise dos resultados das calibrações ou verificações realizadas e tomar decisões quanto ao seu uso (aprovado totalmente, aprovado condicionalmente ou reprovado).

Recomenda-se que os critérios de aceitação sejam estabelecidos de acordo com as tolerâncias do produto ou do processo produtivo, em que a soma do módulo do erro de medição (ou desvio) com o módulo da incerteza de medição apresentados nos certificados de calibração ou relatórios de ensaio seja inferior ou igual ao erro máximo admissível (EMA) para o equipamento, isto é:

EMA >= (Erro de medição ou desvio + Incerteza de medição)

A condição ideal para estabelecer o Erro Máximo Admissível (EMA) é da ordem de um quinto da tolerância do produto ou do processo para o qual o instrumento de medição será utilizado.

Os critérios reunidos neste documento foram obtidos de normas técnicas, catálogos de fabricantes e convenções reconhecidas. Estas informações podem ser utilizadas como orientação, porém é recomendável que sejam revistas em função da necessidade e aplicação do instrumento de medição.

Os critérios de aceitação citados são apenas orientativos. As bases e referências informadas pelo laboratório podem sofrer alterações, sem a atualização imediata (obrigatória).